A escala determina o tamanho do modelo em miniatura, comparado a uma referência, que normalmente será a de uma figura humana adulta.
Essas escalas são essenciais para manter a consistência visual e funcional durante o jogo, ajudando a criar um ambiente coerente onde as miniaturas, terrenos e outros elementos interagem de maneira harmoniosa e proporcional entre si.
No entanto, determinar o tamanho exato de uma miniatura não passa apenas pela lógica que explicamos acima, mas também pelas regras de proporções utilizadas na modelagem de cada peça. Por isso, é comum existir informações conflitantes, uma vez que as próprias fabricantes de miniaturas utilizam referências de escala confusas, com proporções que também geram diferenças entre miniaturas de uma mesma escala.
Na GARBO nós observamos isso com muita atenção antes de imprimirmos uma peça e garantimos que ela esteja na escala correta para o jogo no qual ela está sendo destinada.
Abaixo, vamos resumir o que você precisa saber para não errar e ficar perdido na hora de montar sua coleção!
28mm/32mm
Você precisa saber que a maioria dos jogos de miniatura utiliza uma escala de 28 a 32mm, com proporções heróicas. Isso significa que da sola dos pés da miniatura até a altura da linha dos seus olhos, você terá (em uma figura comparada a um humano adulto de aproximadamente 1,80m no mundo real) 2,8 a 3,2cm. As proporções heróicas querem dizer que a cabeça, mãos, pés e armas de haste serão um pouco maiores e mais encorpadas que uma figura humana real. Isso é feito para manter a funcionalidade da miniatura e torná-la mais resistente a manipulação durante os seus jogos, evitando partes quebradiças ou hastes muito finas.
Jogos como Dungeons and Dragons, Age of Sigmar, WarCry, Mordheim, 40K, Killteam, Necromunda, Frostgrave, Stargrave e Star Wars Legion se encaixam nestas escalas, portanto podem ser utilizadas em conjunto sem prejuízos estéticos.
Já Infinity também trabalha com a escala de 28mm, mas com proporções mais realistas, o que geram miniaturas mais proporcionais a uma figura humana real, porém mais finas e delicadas.
40mm
Jogos como Marvel: Crisis Protocol e Star Wars Shatterpoint, utilizam a escala de 40mm da sola dos pés até a linha dos olhos de uma figura humana de referência e, especificamente Shatterpoint, utiliza regras de proproções mais realistas.